quarta-feira, 18 de novembro de 2009

7. Comparação LULA x JK



O nosso atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva, só pode ser comparado a JK no fato de ambos terem chegado à presidência como populistas e serem acusados de corrupção: no governo de JK, as denúncias aumentaram por conta da construção de Brasília, pois havia sérios indícios de superfaturamento das obras.
Na época, a imprensa chegou a dizer que JK teria a sétima maior fortuna do mundo, o que nunca foi provado.
Durante a campanha de sucessão presidencial, as denúncias de corrupção contra JK foram amplamente exploradas pelo candidato Jânio Quadros, que prometia "varrer a corrupção" do governo de JK.
Juscelino chegou a responder inquérito policial militar durante o regime militar, acusado de corrupção e de ter apoio dos comunistas.
Quanto ao Lula, foi afirmado até que os casos de corrupção durante o seu governo superaram o de Sarney. Apesar de vários indícios, Lula e PT fazem operação para impedir investigações. Diante de tantos escândalos, a postura de governo tem sido de jogar a sujeira pra debaixo do tapete e fazer de tudo para impedir a
punição dos corruptos.

Outra diferença é que Juscelino teve uma longa jornada antes de chegar à presidência: fora deputado, prefeito e aí sim, presidente. E Lula, foi somente deputado constituinte onde passou praticamente despercebido.

Na questão econômica, Lula confirma que a vantagem é de hoje se obter uma inflação controlada, mesmo o mundo passando por uma crise mundial, o que no governo de Juscelino foi diferente.

É um pouco de exagero dizer que o governo de Lula pode ser comparado ao de JK. Se no mandato de Juscelino buscava-se a excelência, na era atual a palavra de ordem é “mediocrizar a qualquer custo”.

Fonte: http://robertoleite.assisfonseca.com.br/?p=376




8.Extra


Este vídeo mostra uma simulação do assassinato do presidente J.K